A importância do gerenciamento de estoque: reduzir custos, otimizar resultados

A importância do gerenciamento de estoque: reduzir custos, otimizar resultados

Consultoria 20 mar 2019

Não interessa o tamanho da empresa, a importância do controle de estoque é evidente para todas elas. Esse é um setor que permite, e exige, aperfeiçoamentos constantes em logística e redução de custos, caso contrário pode causar prejuízos e danificar profundamente a saúde do negócio.

Um bom controle é capaz de mostrar com nitidez os produtos campeões de vendas e o seu giro e, dessa forma, entender a rotatividade do seu estoque, evitando perder dinheiro desnecessariamente.

Um estoque precisa ter a quantidade de produtos ideal para que não sobrem ou faltem mercadorias. Quando se excede o número ideal, seu orçamento é comprometido, deixando de ser investido de forma mais eficiente. Quando faltam produtos e existe demanda, você perde vendas.

Com gastos bem direcionados sua empresa ganha vantagem competitiva, seus recursos não são comprometidos sem necessidade. Estoques grandes precisam de supervisão equivalente ao seu porte. Produtos encalhados significam dinheiro parado e comprometem o fluxo de caixa da empresa.

Portanto ter essa visão completa e detalhada sobre o estoque permite uma análise mais precisa e eficiente no processo de tomada de decisão. Com investimento nos produtos certos, o dinheiro rende mais e abre-se espaço para novas oportunidades de venda.

O controle de estoque também permite investigar possíveis desperdícios de materiais e prejuízos causados pela simples falta de organização. Manter seus produtos dispostos em um ambiente organizado e limpo evita potenciais quebras, defeitos e até mesmo furtos

Além disso, a quantidade adequada de estoque melhora a logística e o atendimento. Quando o cliente realiza uma compra e, por má gestão de estoque, o produto não existe mais, gera frustração para o comprador e uma dor de cabeça para a empresa.

cardume.net | agência digital